domingo, 3 de junho de 2012

Gorro em tricô para bebês estilo aviador

Um gorro muito fofinho que já teci várias vezes.
Você pode tecer com os aumentos aparentes, sem cruzar a laçada, formando furinhos. Ou com aumentos invisíveis. Com listras estreitas de duas voltas ou carreiras, também fica muito bom.
Confira os detalhes da receita abaixo das fotos.
As que teci:



As que serviram de inspiração:




Essa foto pertence a www.saidonia.etsy.com

Use 100 gramas ou 200m de um fio equivalente a agulhas número 4,5 ou 5,0. Pode ser que sobre, viu? 

Você vai precisar de agulhas retas para tricô; agulhas circulares medindo 40cm; marcador para agulha circular (pode-se usar uma argolinha feita em fio fininho e de cor contrastante); agulha de crochê número 3,5 e agulha para costurar tricô ou de tapeçaria. 

Monte 99 pontos na agulha reta. Faça 3 cordões de tricô. Isso equivale a 6 carreiras de tricô executadas pelo direito e avesso simultaneamente. A 6ª carreira dessa sequencia deve ser usada para transferir os pontos da agulha reta para agulha circular. Use o marcador para separar o 1º ponto do último. E divida os pontos da seguinte forma: 
1 ponto em meia, 1 laçada cruzada, 14 ponto em meia, 3 pontos juntos em meia, 14 pontos meia, 1 laçada cruzada, 2 pontos em meia, 1 laçada cruzada, 14 pontos em meia, 3 pontos juntos em meia, 14 pontos em meia, 1 laçada cruzada, 2 meias, 1 laçada cruzada, 14 meias, 3 pontos juntos em meia, 14 meias, 1 laçada cruzada, 1 meia. 
*(Laçada cruzada é o famoso aumento invisível que a gente usa quando não quer deixar buraquinhos.) 
A próxima carreira deve ser trabalhada em ponto meia se você usar agulhas circulares (essa carreira corresponde ao avesso). 
Se você usar agulhas retas durante toda a receita, trabalhe a sequência de pontos no direito e o avesso em tricô. 
Daí em diante, em uma sequencia de 10 repetições deve-se fazer a carreira de aumentos (laçadas) e diminuições (3 pontos juntos em meia) e a seguir a carreira só em ponto meia. 
Após os 10 aumentos de altura e as respectivas diminuições, deve-se continuar o trabalho seguindo só com as diminuições e as carreiras em ponto meia, o que resulta em 20 diminuições na altura inteira do trabalho. 
Após a última carreira em ponto meia, pode se observar um afunilamento da peça por conta das últimas 10 diminuições. É hora então de fechar a parte de cima. Use a a agulha de tapeçaria municiada de uns 30 cm aproximadamente dobrado ao meio. 
Passe esse fio por dentro dos pontos que sobraram e dê um nó arrematando na parte de dentro da touca. Corte as sobras do fio bem rente ao nó ou se preferir passe a agulha entre a trama para embutir a sobra de fio. 
Corte 2 pedaços de fio medindo 3 metros cada. Dobre cada fio ao meio. A partir da altura do segundo cordão de tricô e bem no meio da raia formada pelos 3 pontos juntos que fizeram com que se formassem o tapa-orelhas, prenda o fio dobrado e faça uma trança de correntinhas de crochê até ao final do fio. Repita a operação do outro lado. Também  vale muito fazer dois cadarços de i-cord, fica mais bem acabado. 
Finalize fechando com uma costura invisível a abertura formada pelas 5 carreiras iniciais. Está pronta a sua touca. 
Fiz para adultos, mas para um bebê fica a coisa mais linda. Use cálculos de amostra para mudar os tamanhos de acordo com as tabelas disponíveis na internet.
Gostou? Então curta, comente e compartilhe.


4 comentários:

Carol Moura disse...

amei!!!Botou meu nome na touquinha!! fofa! =**
saudadee

VovoBaisa disse...

Muito linda. Já salvei. bj.

Léria's trico & croche disse...

Adorei a toquinha de orelha e tudo o que tem no seu blog....vou tentar fazer ...Parabéns!!!

Léria's trico & croche disse...

Acabei de fazer a touquinha! Ficou linda e muito fácil de tricotar..e facílima de entender a receita....fiz com 63 pontos mas vou fazer mais dela de tamanho um pouco maior.obrigada em compartilhar com a gente e parabéns.um grande abraço.