Gorro em tricô para bebês estilo aviador



Você vai precisar fio delicado, de agulhas compatíveis retas para tricô; agulhas circulares medido 40cm; marcador para agulha circular (pode-se usar uma argolinha feita em lã fininha e de cor contrastante); agulha de crochê número 3,5 e agulha para costurar tricô ou de tapeçaria. 
Monte 99 pontos na agulha reta. Faça 3 cordões de tricô. Isso equivale a 6 carreiras de tricô executadas pelo direito e avesso simultaneamente. A 6º carreira dessa sequencia deve ser usada para transferir os pontos da agulha reta para agulha circular.Use o marcador para separar o 1º ponto do último. E divida os pontos da seguinte forma: 
1meia, 1 laçada cruzada, 14 meias, 3 pontos juntos em meia, 14 meias, 1 laçada cruzada, 2 meias, 1 laçada cruzada, 14 meias, 3 pontos juntos em meia, 14 meias, 1laçada cruzada, 2 meias, 1 laçada cruzada, 14 meias, 3 pontos juntos em meia, 14 meias, 1 laçada cruzada, 1 meia. 
*(Laçada cruzada é o famoso aumento invisível que a gente usa quando não quer deixar buraquinhos.) 
A próxima carreira deve ser trabalhada em ponto meia se você usar agulhas circulares (essa carreira corresponde ao avesso). 
Se você usar agulhas retas durante toda a receita, trabalhe a sequência de pontos no direito e o avesso em tricô. 
Daí em diante, em uma sequencia de 10 repetições deve se fazer a carreira de aumentos (laçadas) e diminuições (3 pontos juntos em meia) e a seguir a carreira só em ponto meia. 
Após os 10 aumentos e diminuições, deve-se continuar o trabalho só com as diminuições e as carreiras em ponto meia, o que resulta em 20 diminuições na altura inteira do trabalho. 
Após a última carreira em ponto meia, pode se observar um afunilamento da peça por conta das últimas 10 diminuições. É hora então de fechar a parte de cima. Use a a agulha de tapeçaria municiada de uns 30cm aproximadamente dobrado ao meio. 
Passe esse fio por dentro dos pontos que sobraram e dê um nó arrematando na parte de dentro da touca. Corte as sobras do fio bem rente ao nó. 
Corte 2 pedaços de fio medindo 3 metros cada. Dobre cada fio ao meio. A partir da altura do segundo cordão de tricô e bem no meio da raia formada pelos 3 pontos juntos que fizeram com que se formassem o tapa orelhas, prenda o fio dobrado e faça uma trança de correntinhas de crochê até ao final do fio. Repita a operação do outro lado. 
Finalize fechando com uma costura invisível a abertura formada pelas 5 carreiras iniciais. 


Comentários

Carol Moura disse…
amei!!!Botou meu nome na touquinha!! fofa! =**
saudadee
VovoBaisa disse…
Muito linda. Já salvei. bj.
Adorei a toquinha de orelha e tudo o que tem no seu blog....vou tentar fazer ...Parabéns!!!
Acabei de fazer a touquinha! Ficou linda e muito fácil de tricotar..e facílima de entender a receita....fiz com 63 pontos mas vou fazer mais dela de tamanho um pouco maior.obrigada em compartilhar com a gente e parabéns.um grande abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma gola fácil em tricô.

Para que serve uma agulha de tricô número 20? Update!

Casaqueto Quadrado Perfeito