Colete com fio Actuel

 Uso esse colete para ensinar o princípio básico das carreiras encurtadas (LEIA AQUI e AQUI TAMBÉM).  Nada foi costurado.
É uma peça retilínia  e crescente em carreiras horizontais onde eu aproveito o tingimento em degradê proporcionado pelo fio Actuel da Pingouin para  formar listras verticais. Note que o colarinho apesar de generoso não tem a mesma amplidão da medida do busto que no caso do manequim é a medida mais larga. É uma  das funções das carreiras encurtadas: Ampliar uma certa área do tricô enquanto a outra área permanece nas mesmas proporções.
E para evitar que fiquem buracos na divisão dessas duas áreas, devemos usar uma técnica chamada  wrapping and turning, que traduzindo significa envolver e girar. Aprenda em vídeo AQUI.

 E quem não tem esse corpinho finíssimo, e não tão farto de curvas como o nosso manequim de plástico que consumiu apenas 2 novelos do nosso fio? Antes de começar a tecer, faça uma amostra com  agulha 7 ou a recomendada pelo fio que vai usar com no mínimo 25 pontos e 10 cm de carreiras, no caso do colete, em cordões de tricô. Meça a parte mais larga do seu corpo, que costuma ser o busto, divida por 4 e aplique os cálculos de amostras em carreiras. Então concluímos que 1/4 da medida é para frente direita, 2/4 são para as costas e 1/4 restante para a frente esquerda. Se necessário for, altere a quantidade de pontos medindo a amostra e aplicando para altura total do colete ou uma cava mais folgada.
Em agulhas nº 7 e fio compatível em cor contrastante ao que você escolheu para tecer o seu  colete, 
monte 50, [55, 60, 60] pontos. Eu fiz assim,a tal montagem. 
Teça uma carreira em meia e outra em tricô e passe para o fio a ser usado em uma carreira de tricô.
Coloque 01 marcador após os primeiros 15, [15, 15, 15] pontos que são separados para o colarinho.
Trabalhe em carreiras encurtadas nos pontos restantes  como explica o gráfico.Para cada começo de carreira, após os pontos do colarinho e sobre os pontos restantes repita os passos 1, 2, 3 e 4 como indicam as setas numeradas.
Trabalhe nessa sequência até chegar a 1/4 da medida, então é hora de trabalhar as cavas. Teça os 15 pontos antes do marcador e arremate os 20 [20, 25, 25] pontos para  a primeira cava.
Teça para as laterais do corpo apenas nos 15 [15, 20, 20] pontos, 12 carreiras = 6 cordões de tricô contados pelo direito e avesso. 
Usando montagem cabeada, remonte os pontos anteriormente rematados pra cava unindo-os aos pontos deixados à espera para o colarinho.
E então teça a medida calculada para as costas até chegar novamente a outra cava.
Repetido o processo, teça até atingir a medida para a frente novamente e arremate em mate, usando uma agulha mais grossa que a recomendada pra tecer o trabalho afim de que o arremate não fique encolhido.
Emende o fio do outro lado onde montou provisoriamente, retome as malhas vivas e arremate do mesmo modo. 
Faça uma carreira em ponto caranguejo do crochê em toda a volta para um melhor acabamento. 
Clique em cima do gráfico pra uma melhor visualização
O fio Actuel é bem semelhante ao fio Impulso da Pingouin e também garante o mesmo efeito nas listras verticais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma gola fácil em tricô.

Para que serve uma agulha de tricô número 20? Update!

Casaqueto Quadrado Perfeito