Gorro Aviador



Sem furinhos, com laçada cruzada ou aumento intercalado. 
Com furinhos, laçada aberta.



Essa foi a primeira, viajou com a dona para bem longe daqui. Escrevi a receita e enviei pra ela depois de algum tempo . Espero que esteja didática o suficiente.
Estou atrasada dois almoços e dois jantares, eu sei.
Mas aí vai:


Receita da Touca Caroxa

Use 100 gramas ou 200m de um fio equivalente a agulhas número 4,5 ou 5,0. Pode ser que sobre, viu?

Você vai precisar de agulhas retas para tricô; agulhas circulares medido 40cm; marcador para agulha circular (pode-se usar uma argolinha feita em lã fininha e de cor contrastante); agulha de crochê número 3,5 e agulha para costurar tricô ou de tapeçaria.

Monte 99 pontos na agulha reta. Faça 3 cordões de tricô. Isso equivale a 6 carreiras de tricô executadas pelo direito e avesso simultaneamente. A 6º carreira dessa sequencia deve ser usada para transferir os pontos da agulha reta para agulha circular.Use o marcador para separar o 1º ponto do último. E divida os pontos da seguinte forma:
1meia, 1 laçada cruzada, 14 meias, 3 pontos juntos em meia, 14 meias, 1 laçada cruzada, 2 meias, 1 laçada cruzada, 14 meias, 3 pontos juntos em meia, 14 meias, 1laçada cruzada, 2 meias, 1 laçada cruzada, 14 meias, 3 pontos juntos em meia, 14 meias, 1 laçada cruzada, 1 meia.
*(Laçada cruzada é o famoso aumento invisível que a gente usa quando não quer deixar buraquinhos.)
A próxima carreira deve ser trabalhada em ponto meia se você usar agulhas circulares (essa carreira corresponde ao avesso). 

Se você usar agulhas retas durante toda a receita, trabalhe a sequência de pontos no direito e o avesso em tricô. 

Daí em diante, em uma sequencia de 10 repetições deve se fazer a carreira de aumentos (laçadas) e diminuições (3 pontos juntos em meia) e a seguir a carreira só em ponto meia. 

Após os 10 aumentos e diminuições, deve-se continuar o trabalho só com as diminuições e as carreiras em ponto meia, o que resulta em 20 diminuições na altura inteira do trabalho.
Após a última carreira em ponto meia, pode se observar um afunilamento da peça por conta das últimas 10 diminuições. É hora então de fechar a parte de cima. Use a a agulha de tapeçaria munida de uns 30cm aproximadamente dobrado ao meio.
Passe esse fio por dentro dos pontos que sobraram e dê um nó arrematando na parte de dentro da touca. Corte as sobras do fio bem rente ao nó.
Corte 2 pedaços de fio medindo 3 metros cada. Dobre cada fio ao meio. A partir da altura do segundo cordão de tricô e bem no meio da raia formada pelos 3 pontos juntos que fizeram com que se formassem o tapa orelhas, prenda o fio dobrado e faça uma trança de correntinhas de crochê até ao final do fio. Repita a operação do outro lado.
Finalize fechando com uma costura invisível a abertura formada pelas 5 carreiras iniciais.
Está pronta a sua touca. 
Essa foto pertence a www.saidonia.etsy.com


Comentários

oi hilda! muito obrigada por compartilhar a receita desta peça tão charmosa! adoro trico para bebês! estou te seguindo! beijos!
sam.

www.tricodasam.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Uma gola fácil em tricô.

Para que serve uma agulha de tricô número 20? Update!

Casaqueto Quadrado Perfeito