quinta-feira, 21 de junho de 2012

Para que serve uma agulha de tricô número 20? Update!

A gente sempre comenta  lá no armarinho que serve para matar um vampiro. Porque o mimo tem a mesma espessura de um cabo de vassoura  como estávamos comentando no facebook. Isso depois de Suzane, a Suh, ter postado essa coisa linda aqui: Uma blusa em maxitricô.

Não preciso nem dizer o quanto fiquei feliz, então em gratidão a essas meninas que me inspiram todas as madrugadas. Resolvi escrever uma receita do que supus ser esse maxitricô. Vamos nos arriscar?
Tenha um fio bem grosso Sugiro o Big ou Moonlight (Usei 2 novelos de Moonligth) da Cisne e agulhas número "20" , claro. E sim, vale tentar o Absolute também.
Monte 15 (18) pontos em suas agulhas número 20 . Tô quase escrevendo 21 pontos , porque não sou lá tão magrinha assim como essa moça aí. :P 
Mas aí na foto eu consegui contar 15, então são 15 para tamanho "P" e 18   pontos para um tamanho "M".
Faça 1 carreira em tricô e mais 6 carreiras em ponto jersey (meia pelo direito, tricô pelo avesso), sendo que a primeira carreira deve ser em meia.
Na oitava carreira, faça 1meia, *1laçada, 1 meia, 1laçada* termine a carreira com uma meia. Esses aumento são em apenas uma carreira.
Você colocou um aumento entre cada ponto meia certo? E obteve assim 29 (35) pontos.
Então vai tricotar esses 29 (35) pontos por mais 6 (8) carreiras. Na sétima (nona) carreira depois desses aumentos, tricote em meia 13(15) pontos. Sobre os 3 (5) pontos centrais seguintes trabalhe da seguinte forma:
 Deixe cair da agulha um ponto e arremate o próximo;
 deixe cair da agulha um ponto e arremate o próximo;
deixe cair da agulha um ponto e arremate o próximo. Termine a carreira com os outros 6 pontos em meia que restar
Sobram assim 13 (15) para cada lado e você formou um decote. 
Essa é a hora que você pensa assim: 
Deu errado, essa tal de Hilda é doida! Tem 3 pontos soltos bem no meio desse tricô, gentem!!!
Tenha fé e prossiga!
 Tricote cada lado separadamente por mais 3 carreiras contadas pelo direito e avesso e arremate cada lado assim: 
1 meia, derrube um ponto, 1 meia, derrube um ponto, até ao final arrematar a última meia.  
hora do truque de mágica:
Estique o  seu tricô passando a mão de cima para baixo pelas malhas, para que esses pontos que você soltou da agulham cedam e voilá: 
Os pontos dobram de tamanho!
Faça a parte das costas retas, sem a parte do decote apenas soltando os aumentos antes do arremate para que o tricô cresça nas costas também e costure nas laterais.
 Na parte onde você teceu com mais pontos ou seja naqueles aumentos, proceda utilizando a técnica do tricô mágico explicada AQUI, EM VÌDEO.  O vídeo termina AQUI
 Outra sugestão é derrubar um ponto entre cada ponto mantendo os pontos em meia na agulha e costurar os ombros em  grafting.
Obrigada, Suzane.

Amigas, ainda estou testando essa receita. A publicação ainda requer uma atualização, ok? Um abraço.
P.S. : Deu certo, vou postar as fotos da experiência.

2 comentários:

Amsaf's disse...

Ola Hilda, vi a conversa e também participei nela. Fiquei muito agradada por ter colocada estas explicações aqui pois eu nunca trabalhei com tal grossura de agulha.
Fiquei sua seguidorase quiser tb me seguir esteja a vontade. Abraço da Pontos Coloridos

Coisas Dalana disse...

Oi hilda,tbm fiz uma peca com a agulha 20,com aquela lã moonlight,que comprei com vc,dá uma olhadinha lá no blog ,dei a peca o nome de colete musgo,bj
alana